Do grego axio (apreciação, valoração), a axiologia é a parte da filosofia que estuda os problemas dos valores, como o bem e o mal, o verdadeiro, o justo. No caso da axiologia jurídica, é o estudo dos valores jurídicos, na base dos quais está a justiça.
O valor é o eixo em torno do qual toda a ordem jurídica vair girar. O direito como valor é um fenômeno indiscutivelmente complexo. Compõe-se de pelo menos cinco dimensões: fato, valor, norma, ciência e poder. Desde o ponto de vista filosófico, dentre essas cinco dimensões, o núcleo central, vital e básico é o valor. É que o valor é sempre o ideal superior, a ser buscado por todos, quer sejam legisladores, executores, doutrinadores ou aplicadores do direito.
Todas as finalidades do direito são, necessariamente, valores. Dentre os principais valores jurídicos estão a liberdade, igualdade, segurança coletiva, direitos humanos fundamentais e a justiça.
11 comentários:
Obrigada pelo post! foi muito útil...
Qual a fonte?
Fonte: Professora Ms. Isabel Balmaceda (fevereiro de 2008), durante aula na Universo.
BOM E ÉTICO É COLOCAR O NOME DO AUTOR DE ONDE SE EXTRAIRAM OS COMETARIOS... PROFESSOR NELCI DE OLIVEIRA DO SEU LIVRO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO - EDITORA AB, CUJA INDICAÇÃO FOI COLOCADA EM AULA....
...em aula de Professora Ms. Isabel Balmaceda (fevereiro de 2008).
Muito fraco...totalmente superficial, sem citação de fonte ABNT....mas não esperava nada melhor de alguém que estuda na Universo?
cara vai tomar no ... deixa de hipocrita.
Anônimo, quando não temos nada de solidário e fraterno a comentar que vá melhorar a vida dos outros nos calamos e estudamos mais, fracasso é criticar sem objetivo de ajudar, é ser uma pessoa detestável, mal humorada e pouco realizada emocionalmente, mais amor na sua vida.
Gostei. Obrigada!
As normas da ABNT serão opcionais...
Calma, jovem. Se não está satisfeito, retire-se. Não precisa ser grosseiro.
Postar um comentário