segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Os alicerces da visão de mundo moderna


“Os alicerces da visão de mundo moderna” é um capítulo do livro de Richard Tarnas, a Epopéia do Pensamento Ocidental, no qual o autor apresenta uma narrativa da história ocidental desde a Grécia Antiga até o pós-modernismo, fornecendo um relato coerente da evolução do pensamento e de suas mudanças através dos tempos.

Nesse capítulo, em especial, que é o nosso foco de estudo no momento, Tarnas explica como as idéias modernas mudaram o mundo. Entre os séculos XV e XVI, o ocidente foi palco para as idéias iluministas, cujos ideais revolucionários se rebelaram contra a “Igreja Medieval e as antigas autoridades”. O pensamento moderno culminou em tres momentos importantes: o Renascimento, a Reforma e a Revolução Científica, que juntas encerraram a hegemonia da Igreja Católica na Europa, dando início ao mundo moderno, no qual a Ciência emerge como a nova crença do Ocidente.
O texto de Richard Tarnas explica como o pensamento contemporâneo chegou às idéias fundamentais e os princípios funcionais que influenciam tão profundamente as nossas sociedades.
Num mergulho histórico, o autor discute as idéias mais importantes da nossa civilização – como Platão, Copérnico, Decartes, Newton, Kepler, Freud, entre outros -, numa abrangente análise da história do pensamento ocidental. Seu livro tem a característica de um épico e a grande tragédia desse épico é a Idade Média, tendo como heróis as idéias modernas, que vieram para “salvar” o mundo.

TARNAS, Richard. Epopéia do Pensamento Ocidental. Ed. Bertrand, São Paulo, 2003. 6ª edição.

Nenhum comentário: