sábado, 12 de abril de 2008

Sugestões de melhoria na metodologia de ensino on-line.

Carta enviada ao sub-gerente das disciplinas on-line, com sugestões de melhoria na metodologia de ensino on-line. Acredito que se todos pedirem conseguiremos para as próximas disciplinas:


Bom dia,

Meu nome é Ivânio Jr e sou representante da turma 41511-N, no campus de Goiânia. Apesar de não ser o meu primeiro contato com a metodologia de estudo on-line, ouvi relatos de que muitos colegas que não gostam de tal metodologia. Muitos reclamam de um tratamento frio e desumano neste tipo de metodologia de transmissão de conteúdo, por inexistência da relação professor-aluno no momento da instrução. Esta relação é essencial para determinadas disciplinas (como sociologia, psicologia e outras de cunho humano) e para o aprendizado das mesmas.

A Universidade tem o apoio do MEC (Decreto n°. 5.622, 19/12/2005, que regulamenta o artigo 80 da lei n°. 9394) e da LDB (Artigo 80, Lei 9394, 20/12/1996) na integralização de matérias em regime on-line. Entretanto, acredito que deveria ser observada a eficiência da metodologia, o conforto para os alunos no momento de sua aplicação, assim como seu uso como diferencial de aprendizagem para os alunos. A intenção de questionar tal metodologia, em sua eficiência/eficácia, visa sugerir melhorias e minimizar o vazio já explanado. Algumas sugestões, minhas e de outros colegas:

1) Criar uma aula presencial no mês. Tal aula teria o objetivo de ser uma explanação geral sobre o conteúdo, sem o objetivo de responder aos alunos suas dúvidas especificas (já que temos o professor de plantão para isso), mas elucidar o conteúdo da disciplina.

2) Alternativamente: modificar o formato das aulas de áudio (que é a leitura da apostila/material pelo professor). O formato poderia ser a gravação do áudio da aula presencial, onde o conteúdo poderia ser abortado com as nuanças próprias de uma aula presencial, diferindo os materiais (apostila e áudio) e havendo complementação entre ambos.

3) Alternativamente: vídeos com entrevistas, aulas e outros, sobre o objeto de estudo da disciplina. Lembrando que “uma imagem vale por mil palavras”, acredito que tal tipo de aula teria um maior aproveitamento por parte dos alunos, dinamizando e acelerando o processo de aprendizagem.

Estas sugestões são pensadas no contexto da parceria que deve existir entre alunos e universidade, visando à participação do aluno no processo de transmissão do conhecimento e na melhoria da metodologia de ensino. Acredito que todos os alunos gostariam que houvesse tais melhorias e peço que sejam avaliadas tais sugestões. Estou à disposição para qualquer dúvida.

Nenhum comentário: