sábado, 15 de março de 2008

Sugestão de filmes

Alguns filmes serão úteis para se compreender o contexto a ser estudado nas próximas aulas (Idade Média, Renascimento, Revolução Francesa). Sugestão de Patrícia Costa.


O Nome da Rosa (Itália, 1986) - Direção: Jean-Jacques Annaud. Baseado no romance homônimo de Umberto Eco, o filme narra a história de uma investigação dentro de um mosteiro, em plena Idade Média, para descobrir a causa da morte de religiosos, após a leitura de um livro proibido.



Giordano Bruno (Itália, 1973) - Direção de Giuliano Montaldo. História da vida do filósofo, astrônomo e matemático italiano Giordano Bruno, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna e sua vivência dos conflitos científicos, morais, filósóficos e religiosos da época.



Danton - Processo da revolução. Direção: Andrzev Wajda. Quatro anos após a Revolução Francesa, a situação econômica no país é um desastre. Os mesmos revolucionários que haviam proclamado a Declaração dos Direitos do Homem implantam o reino do Terror. Danton e Robespierre. Um tem o apoio do povo. Outro, o domínio do poder. Essa luta dá início a um complicado processo político. Um processo que nada tem a ver com moral, justiça e liberdade.

Nenhum comentário: