sábado, 7 de março de 2009

Conceito, Objetos e Métodos da Criminologia - Aula 27/02/2009

Professora Cecilia Aires.

Conceitos:

Crimologia: é a ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vitima e do controle social, do comportamento delitivo, o que trata de ministrar uma informação válida, contratada, sobre a gênese, dinâmica e varáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.

Criminologia: ciência que estuda o fenômeno criminal, a vitima (vitimologia), as determinantes (fatores) endógenas e exógenas que isoladas ou cumulativamente atuam, sobre a pessoa e a conduta do delinqüente, e os meios laborterapêuticos ou pedagógicos de reintegrá-los ao grupamento social. Ela não trabalha com causas e efeitos, como as Ciências Exatas (Engenharias, Fisica, etc).

A Criminologia é uma visão de 360° sobre os seus objetos, não apenas uma visão de “Ser contra” ou a “Favor” de uma punição, desenvolvendo linhas de raciocínio e ultrapassando a linha do senso comum. Trabalha com dados de fatos passados e não é conclusiva, dando subsídios as ciências penais.


Objetos:

1)Ser Humano e sua imprevisibilidade.
2)O Infrator.
3)As determinantes endógenas e exógenas.
4)A Vítima.
5)O Controle Social.

Métodos:

1)Empirismo.
2)Interdisciplinaridade (Sociologia, Psicologia, Ciencias Exatas, etc).
3)Trabalha com fatos sociais e individuais.

Nenhum comentário: