quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Apologia de Sócrates


A VT Integrada desse semestre terá como tema a obra de Platão "Apologia de Sócrates". Trata-se do discurso de defesa do filósofo, quando acusado de não aceitar os deuses então reconhecidos pelo Estado, de introduzir novos cultos, e, também, acusado de corromper a juventude. A motivação para tais acusações era o método que Sócrates utilizava para ensinar, que expunha ao ridículo políticos e sábios da época.


Não obstante isso, continuei diligentemente com minha pesquisa, embora notando, com desagrado e assombro, que todos passaram a me odiar e que, contudo, afigurava-se-me impossível deixar de atentar para as palavras do deus. "Se almejas saber o que o oráculo quer dizer", dizia a mim mesmo, "deves visitar todos aqueles que possuem reputação de sabedoria." Por isso, ó atenienses, devo dizer-vos de novo a verdade; juro-vos que este foi o resultado da minha pesquisa: os que eram famosos por possuírem maior sabedoria, conforme minha pesquisa, conforme a palavra do deus, pareceram-me quase todos em maior erro. E outros, sem fama alguma, se me afiguraram melhores e mais sábios. Mas desejo terminar de relatar-vos minhas peregrinações e as fadigas que sofri para convencer-me de que a palavra do oráculo era incontestável. (A defesa de Sócrates)


No site Mundo dos Filósofos (http://www.mundodosfilosofos.com.br/), vocês podem baixar o material completo.

Nenhum comentário: