quinta-feira, 17 de abril de 2008
O caso Farah
"Vamos recorrer, temos um habeas corpus pedindo a nulidade no Supremo. Os peritos foram ouvidos antes das testemunhas, para mim isso é uma novidade", disse o advogado Roberto Podval. "Achei a pena boa, estamos na metade do caminho, há uma longa estrada a ser percorrida. A defesa não está satisfeita, sempre acha que poderia ser melhor", completou.
acusação deixou o julgamento contrariada. "Achei que a pena fixada foi amena", disse o promotor Alexandre Marcos Pereira. Ele explicou que o juiz aplicou a pena mínima tanto para o crime de ocultação de cadáver (um ano de prisão e um terço do salário mínimo) e pelo homicídio (12 anos).
Quase unânime
Ao todo, os sete jurados, sendo cinco mulheres e dois homens, analisaram 25 quesitos, 17 referentes à acusação de homicídio duplamente qualificado (com motivo torpe) e outros oito relacionados à acusação de ocultação de cadáver. Em apenas um deles a decisão não foi unânime.
Antes de se reunir para deliberar, o júri acompanhou a parte final dos debates, com meia hora de réplica para o promotor e mais meia hora para a tréplica do defensor. Em sua réplica, o promotor declarou que se o júri levar em consideração a tese de semi-imputabilidade do acusado no momento do crime, defendida pela defesa, "será praticamente uma absolvição". "Ele fez o que fez (matou e dissecou o corpo de Maria do Carmo, sua paciente e amante, em 23 de janeiro de 2003) e vai sair daqui e fazer terapia? Não dá para aceitar isso", afirmou.
Já a defesa insistiu para que o réu seja julgado exclusivamente pelo crime que cometeu, que seria o homicídio, com todos os atenuantes referentes a esta acusação, como o da legítima defesa, e que levem em conta o fato de ele ter sido levado a um suposto descontrole emocional devido ao assédio da vítima na ocasião. (Folha on line)
"Existe uma maneira de voltar a ser bom..."
terça-feira, 15 de abril de 2008
Resposta sobre as sugestões de melhorias das materias on-line.
É o velho ditado: "agua mole em pedra dura... tanto bate até que fura!!"
De: CLAUDIA ANTUNES RUAS GUIMARÃES
Assunto: Retorno da Mensagem enviada a Gerência
Data: terça-feira, 15 de abril de 2008
Prezado Ivânio
Venho pela presente agradecer a mensagem enviada para a Gerência das Graduações - Profª Josina. O departamento de ensino a distância desde a implantação das disciplina on line vem aumentando os serviços prestados, os formatos das aulas, devido a participação dos alunos - como você, que enviam sugestões para que possamos aperfeiçoar e inovar a cada dia. Tenha certeza que iremos enviar suas sugestões para a equipe técnica. Dentro do cronograma de trabalho já implementado e das possibilidades técnicas-adminsitrativas-acadêmicas iremos verificar a possibilidade de viabilizá-las em consonância com o nosso projeto pedagógico o mais breve possível.
Atenciosamente,
Profª Claudia Ruas
20 anos de Quasar
Apesar de inspirar-se nos trabalhos que a companhia desenvolveu nos anos 80 e 90, Por instantes de felicidade não deriva diretamente deles, não revisita e não faz releituras, mas menciona seus momentos mais memoráveis. Segundo o coreógrafo, uma reflexão feita sobre o histórico da Quasar orientou o processo criativo em busca de elementos presentes na trajetória de duas décadas. Entre eles, destaque para a atmosfera irreverente e bem humorada das cenas, além da energia visceral e o desejo de “dançar diferente” que motivaram a criação do grupo com características tão próprias.
Para Rodovalho, o resultado desse balanço dos 20 anos resultou numa proposta artística livre, mas consciente, com o intuito de explorar com leveza a ruptura de amarrar que foram surgindo com o tempo. “Por isso, não atribuí ao espetáculo nenhuma linguagem, nenhum tema, nenhuma orientação específica”, ressalta o coreógrafo. A liberdade como proposta está evidente em todos os aspectos da obra: recursos cênicos e sonoros, figurino, movimentação, trilha sonora. “Dizem que a felicidade plena não existe... o que buscamos aqui são pequenas porções de felicidade, momentos, instantes”, explica.
Estréia: Por instantes de felicidade – Quasar Cia de Dança
Data: 19 e 20/abril e 25 a 27/abril
Local: Teatro Goiânia
Ingressos:
Inteiras:
R$ 40,00 (platéia inferior)
R$ 30,00 (platéia superior)
Meia-entrada:
R$ 20,00 (platéia inferior)
R$ 15,00 (platéia superior)
Vendas pelo site e pelo telefone da Compre Ingressos: www.compreingressos.com - 0800 727 1507. Ou na loja Compre Ingressos, no Bougainville, Alameda de serviços. Fone: 3941-0161.
sábado, 12 de abril de 2008
Sugestões de melhoria na metodologia de ensino on-line.
Carta enviada ao sub-gerente das disciplinas on-line, com sugestões de melhoria na metodologia de ensino on-line. Acredito que se todos pedirem conseguiremos para as próximas disciplinas:
Bom dia,
Meu nome é Ivânio Jr e sou representante da turma 41511-N, no campus de Goiânia. Apesar de não ser o meu primeiro contato com a metodologia de estudo on-line, ouvi relatos de que muitos colegas que não gostam de tal metodologia. Muitos reclamam de um tratamento frio e desumano neste tipo de metodologia de transmissão de conteúdo, por inexistência da relação professor-aluno no momento da instrução. Esta relação é essencial para determinadas disciplinas (como sociologia, psicologia e outras de cunho humano) e para o aprendizado das mesmas.
A Universidade tem o apoio do MEC (Decreto n°. 5.622, 19/12/2005, que regulamenta o artigo 80 da lei n°. 9394) e da LDB (Artigo 80, Lei 9394, 20/12/1996) na integralização de matérias em regime on-line. Entretanto, acredito que deveria ser observada a eficiência da metodologia, o conforto para os alunos no momento de sua aplicação, assim como seu uso como diferencial de aprendizagem para os alunos. A intenção de questionar tal metodologia, em sua eficiência/eficácia, visa sugerir melhorias e minimizar o vazio já explanado. Algumas sugestões, minhas e de outros colegas:
1) Criar uma aula presencial no mês. Tal aula teria o objetivo de ser uma explanação geral sobre o conteúdo, sem o objetivo de responder aos alunos suas dúvidas especificas (já que temos o professor de plantão para isso), mas elucidar o conteúdo da disciplina.
2) Alternativamente: modificar o formato das aulas de áudio (que é a leitura da apostila/material pelo professor). O formato poderia ser a gravação do áudio da aula presencial, onde o conteúdo poderia ser abortado com as nuanças próprias de uma aula presencial, diferindo os materiais (apostila e áudio) e havendo complementação entre ambos.
3) Alternativamente: vídeos com entrevistas, aulas e outros, sobre o objeto de estudo da disciplina. Lembrando que “uma imagem vale por mil palavras”, acredito que tal tipo de aula teria um maior aproveitamento por parte dos alunos, dinamizando e acelerando o processo de aprendizagem.
Estas sugestões são pensadas no contexto da parceria que deve existir entre alunos e universidade, visando à participação do aluno no processo de transmissão do conhecimento e na melhoria da metodologia de ensino. Acredito que todos os alunos gostariam que houvesse tais melhorias e peço que sejam avaliadas tais sugestões. Estou à disposição para qualquer dúvida.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Material para a Prova de Introdução ao Direito
A professora Isabel Balmaceda estará deixando em sua pasta na DocCenter, pasta 350, textos e uma lista de exercicios para estudo/preparação da sua prova. No dia 21/04, não haverá aula, e depois já será a prova. são os seguintes materiais:
1) Textos:
* Lei das 12 Tábuas.
* O corpus juris civilis.
* E a Figura de Justiniano.
2) Roteiro de exercício e estudo para a prova de V1, cerca de 22 questões.
3) Contéudo sobre a aula de Justiça (última aula).
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Atenção: Site Oficial de Informações da Turma 41511-N!!
Clique na imagem para entrar no grupo universogoianiadireito
Se você não tem ID do Yahoo, faça o cadastro do ID e entre no grupo.
O grupo do yahoo foi adotado por problemas no grupos.com.br. Sites de relacionamento não foram adotados por não existir restrição de edição e até falta de acesso em alguns ambientes. O grupo yahoo tem uma infinidade de ferramentas de gerenciamento de conteudo que outros não tem. Nada impede que se uso de outros, mas o Yahoo grupos está sendo adotado por normalmente não ser restringido o seu acesso nos Firewall/Proxy e outros dispositivos de segurança. Cadastre-se e mantenha-se informado!
Amiga da onça
Foi aí que a porca torceu o rabo... entre as respostas, teve de tudo... teve quem falou que o bem jurídico a ser tutelado é a vida dos animais... Teve uma resposta assim: "prefiro tutelar a vida dos animais e a preservação da espécie". Que deixe as onças comerem o rebanho e os filhos dos fazendeiros...
sábado, 5 de abril de 2008
Inscrição na Areia
Não tem o peso
nem de uma rosa de espuma!
Desfolha-se por quem?
Para quem se perfuma?
O meu amor não tem
importância nenhuma.
Cecília Meireles
Cabeça, peito e baixo-ventre
O Método Socrático é uma abordagem para geração e validação de idéias e conceitos baseada em perguntas, respostas e mais perguntas. Também conhecido como Maiêutica: é o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro dum contexto.
Escola do Direito Natural
Os ingleses se identificavam mais com Locke, que é considerado o pai do Liberalismo. Para Locke, o homem, no estado natural, não era mau, ele seria neutro e o meio em que vivia que o levaria a escolher entre o bem e o mau. Por isso, o Estado não precisava ser tão rígido, severo com os homens, sugerindo a partir daí o modelo de monarquia liberal, parlamentar. Nesse governo, surgiram as bases do Direito Positivo (o homem tem direito à vida, à liberdade, à propriedade privada). Para Locke, a intervenção do Estado na economia deveria ser mínimo.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Martin Luther King
King era seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizadas por Mahatma Gandhi e aplicava essas idéias nos protestos organizados pelo CLCS. King acertadamente previu que manifestações organizadas e não-violentas contra o sistema de segregação predominante no sul dos EUA, atacadas de modo violento por autoridades racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião pública favorável ao cumprimento dos direitos civis; e essa foi a ação fundamental que fez do debate acerca dos direitos civis o principal assunto político nos EUA a partir do começo da década de 1960.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
In my life
There are places I remember
All my life though some have changed
Some forever not for better
Some have gone and some remain
All these places have their moments
With lovers and friends I still can recall
Some are dead and some are livingIn my life
I've loved them all
But of all these friends and lovers
There is no one compared with you
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about themIn my life
I love you more
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more
In my life I love you more...